Somos uma escola de paisagismo e nossas raízes principais são a ecologia e sustentabilidade.
A nossa maior filosofia é celebrar e regenerar a vida por meio de cursos, vivências e técnicas de jardinagem e ecologia.
A Consultoria Toni Backes promove, desde 1999, cursos de jardinagem e paisagismo ecológico em módulos mensais com formato inédito no país. Em 2001, a Escola de Paisagismo fixou raízes em um local incrível, que resolvemos chamar de PERAU DO ENCANTO, permeado de natureza por todos os lados.
Mas… O QUE É O PERAU DO ENCANTO?
Pois o “Encanto” vem por situar-se na Rua Encantado e é “Perau” devido à forte inclinação do terreno de 4,5 há.
Ao pé da letra, é isso…Mas sempre um pouco mais de história
Pois bem, o Perau do Encanto é um local concebido e guardado para receber as pessoas que buscam conhecimento, respeito e interação com a natureza usando o paisagismo e a jardinagem como instrumentos para essa missão.
Aqui no Perau, educamos nossos olhares para enxergar o que a natureza tem a nos ensinar e, a partir desta observação, criar jardins com identidade integral. Criar biodiversidade unindo nativas/espontâneas e variedades exóticas resultando no “acaso planejado” como Toni Backes, um dos guardiões do Perau, costuma chamar.
Num primeiro olhar, pode parecer bagunçado, mas olhando com as lentes do paisagismo ecológico e entendendo que natureza também pode ajudar à criar jardins, faz todo sentido cada planta estar onde está, sendo isso planejado ou não 🍀
Buscamos espalhar pelos ventos justamente o que vemos aqui: uma EXPLOSÃO DE ABUNDÂNCIA INFINITA MULTI-POLI-PLUS DE VIDA QUE A NATUREZA PROPORCIONA
Estamos localizados uma área quase intocada em regeneração onde podemos encontrar mais de 1500 espécies de plantas. O local já foi mato milenar com araucárias, depois virou lavoura de acácia negra (até 1996) e agora, em sua maior parte, está em regeneração. Abaixo, temos algumas imagens da construção do prédio principal.
A Consultoria Toni Backes promove, desde 1999, cursos de jardinagem e paisagismo ecológico em módulos mensais com formato inédito no país. Em 2001, a Escola de Paisagismo fixou raízes em um local incrível, que resolvemos chamar de PERAU DO ENCANTO, permeado de natureza por todos os lados.
Neste local co-habitam 2 residências familiares, uma escola e escritório de paisagismo e um viveiro com produção de 600 variedades de plantas ornamentais, medicinais e PANC’s. Há também um matrizário, quase um jardim botânico, e uma agrofloresta (pomar + horta + produção florestal).
Com esta abundância de biodiversidade, recebemos a visita de uma ampla fauna com mais de 100 espécies de pássaros catalogados, bugios, esquilos, cotias, graxains, porco-espinho, tatus e mais uma infinidade de espécies (sem contar os insetos e invertebrados).
QUEM FAZ
Toni Backes
Eng. Agrônomo, Professor e Paisagista com mais de 30 anos de experiência em Paisagismo Ecológico. Idealizador e coordenador da escola de Paisagismo Perau do Encanto em Nova Petrópolis – RS e autor do livro “Paisagismo Para Celebrar a Vida”.
Gabriela Hilgert Pizzetti
Arquiteta, Professora e Artista. Desenvolve projetos paisagísticos guiados pela sustentabilidade e baixo impacto ambiental, com respeito às pessoas e ao ambiente e seus ciclos naturais. Jardineira de jardins ecológicos e paisagista pela Escola de Paisagismo Perau do Encanto, onde coordena o Curso Modular Paisagismo Regenerativo.
POR QUE AS PESSOAS CHEGAM AQUI E O QUE ACONTECE COM ELAS?
- A escola já existe há 20 anos, num lugar especial de entorno verde e biodiverso: os bichos, o cheiro, a paisagem, a tranquilidade formam uma atmosfera que é rara de se encontrar. E é esse misto de ver e sentir que encanta quem chega aqui;
- As aulas dos cursos que acontecem por aqui são de pura imersão e muitos aprendizados: todos os cursos são planejados com carinho pela equipe do escritório e com parceiros de caminhada que a vida trouxe pra perto da gente;
- O resgate e a cura do “EU”: um novo olhar para dentro e para fora de si. São despertados sentimentos muito profundos e que, de alguma maneira, fazem uma conexão com a felicidade, com o se permitir, com o contato com a natureza, com a terra. Esse despertar traz a tona mudanças internas, como a fuga de uma existência condicionada, novas visões de mundo, reavaliações;
- A simplicidade da escola, a acolhida de cada um que nos encontra na caminhada enche de alegria o nosso ser: aqui todos tem espaço;