Com o tema “Jardins como cura da paisagem e das pessoas” o evento deste ano reuniu participantes dos mais diversos segmentos ligados ao paisagismo e também pessoas interessadas no assunto. Durante os 3 dias do encontro, os presentes puderam participar de palestras e oficinas. Oito palestrantes referencia na área do paisagismo nacional e internacional e também de áreas complementares ao tema 2015, compartilharam seu conhecimento com muita generosidade entre os presentes.

Para abrir o evento, Lama Padma Samten presenteou a todos com sua presença e as sábias palavras. Compartilhou suas reflexões sobre o tema: ‘Paisagismo Interior: o mundo interno de cada um e seu reflexo na experiência de mundo’.
“Somos os jardineiros ao olhar com compaixão e amor os demais seres da natureza, quando olhamos assim para o nosso jardim interno, conseguimos ser felizes”.

lama-padma-samten

Paula Leite conquistou o público com sua simpatia e conhecimento em sua palestra “A Geopuntura para um Paisagismo harmônico”. “A Geopuntura pode ser realizada para a cura do jardim e da paisagem periférica, através de intenções na pedra, de equilíbrio e purificação das plantas, para que sejam energizadas e supridas por energia vital permanentemente”.

paula-leite

Com energia vibrante e alegria ouvimos atentos os ensinamentos de Carlos Solano sobre “O TAO Natural: Um caminho curativo”. Em suas palavras: “As plantas são presentes e são presenças, cada uma delas tem uma cor, forma, propriedade medicinal e está 24 horas irradiando as propriedades terapêuticas”.

carlos-solano

O aromaterapeuta André Ferraz da Costa trouxe direto de Minas Gerais muitas informações e aromas para compartilhar no Encontro. Em sua palestra apresentou o tema “Cura das Plantas e Ambientes com Óleos Essenciais”. André ensinou como utilizar os Óleos essenciais como auxiliar no tratamento de fitopatologias das plantas, além dos demais benefícios do uso destes óleos.

andre-ferraz

 

Para alegrar e envolver à todos com seus sons de cura, os participantes puderam ouvir Daniel Namkhay no palco apresentando seu show “Quando as árvores cantam”, que inclui composições recentes de Namkhay. “Momentos muito emocionantes de celebração e interação com pessoas que nutrem o amor pela terra!”

daniel-namkhay

 

A paisagista Gica Mesiara falou sobre o tema “Fitorremediação do ar: aumentando a produtividade dos ambientes com vegetação” e contagiou a todos com sua alegria. Em suas palavras: “As plantas tem contribuição fundamental no processo de desintoxicação, elas são a chave para se alcançar o equilíbrio, sendo capazes de restabelecer a pureza e o frescor do ar, da água, do solo e por incrível que pareça, também da mente”.

gica

Através de uma vídeo palestra apresentada por Gabriela Pizzetti, os participantes puderam saber mais sobre o tema Jardim como mestre, abordado por David Crow, convidado internacional. Ele é médico e través de sua síntese visionária da medicina, ecologia e espiritualidade, ajudou a transformar a vida de milhares de pessoas. Foi realizada uma entrevista com David abordando questões direcionadas ao tema “Jardins como cura”, um dos conceitos trabalhados por ele em sua atuação.

david-crow

Toni Backes, o anfitrião deste Encontro, preparou uma surpreendente palestra apresentando as “Conexões de cura no jardim: Plantas, formas e os 6 sentidos”. Em sua pesquisa abordou a cultura de antigas civilizações e seu conhecimento intrínseco sobre a auto-cura.

toni-backes

Ao final de sua palestra, Toni adiantou o tema do encontro 2016 que será Urbanismo Regenerativo, criando expectativa entre os presentes.

Créditos imagens:

Ricardo Friedrich
Carol Watanabe
Pedro Rodrigues