Falamos muito em paisagismo regenerativo <3
É o termo que dá nome ao nosso Curso Modular, ao Congresso anual e é o conceito que guia nosso trabalho tanto na escola quanto nos projetos que planejamos e executamos.
Mas, O QUE É PAISAGISMO REGENERATIVO? O que queremos dizer quando usamos esse termo?
O paisagismo regenerativo é uma vertente da PERMACULTURA e está diretamente ligado ao PAISAGISMO ECOLÓGICO.
Propomos usar “novas lentes” e ver o paisagismo com o olhar educado para perceber e enxergar as estratégias da natureza para formar as mais diversas paisagens.
A natureza nos dá as dicas para um paisagismo com um menor impacto e uma maior interação com as diversas formas de vida, nas diversas paisagens. Nessa jornada, a ECOLOGIA é nossa guia.
Para REGENERAR um ambiente, é necessário observar e sentir o local onde estamos pisando. Imaginar como foi um dia e entender porque está assim agora. Lidar com as ações naturais e antrópicas. Entender as necessidades do ambiente, das pessoas, suas funções e expectativas. A simbiose entre o desejo humano e o desejo da natureza deve ser planejado de forma que se respeite ambos.
Para isso, precisamos também regenerar a mentalidade dos habitantes. A compreensão de que estamos em uma cidade e que ela deve funciona para organizar as necessidades urbanas de saneamento, alimentação, saúde, educação e conforto causando o mínimo de impacto é o início da regeneração. Através deste pensamento, mudamos hábitos, aplicamos melhor nosso capital e
podemos perceber e reciclar de uma nova maneira a arquitetura e engenharia. A regeneração se dá em todos estes aspectos. E o PAISAGISMO serve como o elo de ligação entre as pessoas e o ambiente construído.
Confira essa entrevista do Toni para o programa Imóvel Class, em 2013 (e ainda faça um “tour guiado pelo Perau =) ). Repare na explicação bem didática do Toni, onde ele mostra na prática exemplos de como aplicar o PAISAGISMO REGENERATIVO: