Olá amigo!
Aqui é Toni Backes e hoje quero mostrar os conhecimentos de 2 palestras do 5º Encontro Paisagismo Regenerativo que tem grande poder de cura: a GEOBIOLOGIA e a AROMATERAPIA.
Parecem temas muito distintos, mas é interessante entender como ambos têm grande poder na nossa cura e na cura da paisagem e dos ambientes.
Inicio falando da aromaterapia, tema da palestra do aromaterapeuta e professor do IBRA, André Ferraz da Costa. André explicou os efeitos e as interações dos óleos essenciais extraídos de plantas sobre o conjunto corpo-mente-espírito do ser humano, dos animais e também dos vegetais.
“Eu, inclusive, sou um estudioso dos poderes dos óleos essenciais. Em minha casa, tenho uma coleção de aproximadamente 70 óleos diferentes que utilizo pra diversos fins, mas principalmente para curar o corpo, mente e o ambiente.”
Toni Backes
Os OE tem o poder de organizar o nosso corpo por atuarem em todas as esferas dele. São considerados a classe de substâncias com maior potencial terapêutico existente! Cada óleo tem propriedades particulares como anti-inflamatórias, antivirais e até mesmo anticancerígenas.
André citou um fato interessante em sua palestra afirmando que pesquisas recentes descobriram que o corpo humano possui receptores olfativos nos rins, pâncreas, fígado, e até mesmo no coração.
Uma das propriedades mais intrigantes dos OE, segundo André, é a facilidade em atravessar a barreira hemato-encefálica (uma barreira do nosso sistema nervoso que impede o livre acesso de substâncias nocivas).
Antes é preciso compreender como as plantas nasceram e evoluíram. Entender como suas moléculas aromáticas carregam informações que mudam o funcionamento do nosso corpo, suas células e nossa consciência. E também compreender como elas interagem com o meio que as rodeia.
Indo de encontro à cura de espaços, paisagens e pessoas, temos a geobiologia, tema da palestra da arquiteta e urbanista Paula Leite.
A geobiologia parte do princípio de que a Terra é envolvida por uma rede de linhas magnéticas que percorrem o planeta em diversos sentidos. Estas linhas formam uma malha contínua que sustenta e regula a vida na Terra. As linhas são como pontos de energia que são influenciadas por aquilo que sintoniza com elas e, assim, espalham essas informações por onde passam.
Assim , a geobiologia é o estudo das interferências do espaço e como essas interferências influenciam a vida e a saúde das pessoas. Ela mapeia o ambiente para compreender se ele está trazendo alegria e coisas boas para a nossa vida ou influenciando ela negativamente, inclusive trazendo doenças.
Tudo na Terra é influenciado pela energia positiva ou negativa dessas linhas, inclusive os seres vivos. Caso essa malha de energia carregue informações desarmônicas, elas podem causar distúrbios nos ambientes onde habitamos.
“Ao realizarmos a Geopuntura, influenciamos este foco de energia sobre o qual a pedra foi inserida com mensagens positivas, a fim de que as redes magnéticas recebam estas vibrações. Realizando uma espécie de ritual de intenções sobre a pedra a fim de que essas mensagens se expandam para o espaço para equilibrar, proteger e transmutar as energias do local.”
Paula Leite
Para concluir, uma paisagem ou ambiente saudáveis proporcionam saúde às pessoas. Assim como pessoas saudáveis influenciam positivamente o ambiente e quem está ao seu redor. É importante cuidarmos da nossa saúde física/mental/espiritual e as plantas são poderosas aliadas nesse cuidado.
Quer saber mais sobre esses dois temas? Assista online à essas duas palestras além de outras 6 e vários bônus exclusivos! O 5º Encontro Paisagismo Regenerativo – Jardins como cura da paisagem e das pessoas ainda está disponível online. É um investimento único e uma nova oportunidade de ter acesso à todas as palestras do evento!
Quando: 13 e 14 de maio de 2016
Onde: Fundação Gaia e Vila Flores, Porto Alegre – RS
Mais informações: https://encontros.vilaflores.
Quando: 20 e 21 de maio de 2016
Onde: Escola de Paisagismo de Brasília, Brasília – DF
Mais informações: www.escolapaisagismobrasilia.