Hoje quero falar com você sobre um dos grandes assuntos compartilhados no 5º Encontro Paisagismo Regenerativo 2015 e que acredito que faça toda a diferença no nosso cotidiano e na nossa vida: conexões de cura nos jardins.
Este foi o tema de minha palestra, pois em minha caminhada de paisagista, senti a necessidade ou chamado para algo mais profundo do que simplesmente fazer um belo jardim. De tanto lidar com jardins e paisagens, na maioria das vezes degradada e doente, percebi que as plantas são os principais elementos de recuperação e também a chave de cura das pessoas. Regenerar, eu entendo como curar, por isso este termo vem tão forte.
É fácil concluir que quanto mais as pessoas viverem em uma paisagem bonita e saudável, mais saudáveis elas ficarão. Mas, onde está a verdadeira chave para ficarmos em sintonia? Como usar nossos sentidos e nossa energia nessa criação de espaços?
É interessante saber que os jardins nos saciam em todos os sentidos e que podemos fazer inúmeras combinações entre os 5 elementos da natureza, buscando aqueles que mais agradam a nossa visão, olfato, tato, paladar e audição.
Aproveito para relembrar as palavras de Lama Padma Samten sobre os 6 sentidos:
“A nossa energia está totalmente ligada aos seis sentidos”
O difícil para mim é subdividir cada aspecto das conexões entre pessoas, jardins e os 6 sentidos, mas faço abaixo uma licença poética para guiar nosso pensamento relacionando cada sentido e as conexões com os jardins.
BIODIVERSIDADE – VISÃO
– Padrões da natureza no Jardim.
– Cores e Formas
JARDINAGEM – TATO
A jardinagem, em especial, utiliza muito o sentido de tocar a terra, as plantas, os minerais, a água e o ar. É uma das melhores formas de conexão com a natureza, sabidamente descarregamos nossas energias negativas na terra e nos nutrimos de energias positivas com os diversos elementos.
ALIMENTO – PALADAR
– Plantas Alimentícias Não Convencionais
– Paisagismo Produtivo
– Horta Mandalas, Espirais de Temperos
AROMAS NO JARDIM – OLFATO
– Fragrâncias das Plantas, caminho aromático do “prana”, energia vital
– Inteligência Imunológica das Plantas pelos Óleos Essenciais
– Raízes, caules, folhas, flores e frutos, evolução vegetal através das moléculas aromáticas desde 390 milhões de anos com a molécula Pineno.
SONS NO JARDIM – AUDIÇÃO
– Vento, folhas e galhos secos,
– Água em movimento, ‘flow forms’
– Pássaros e outros animais
– Esculturas
VIBRACIONAL – INTUIÇÃO (6º sentido, a mente abstrata)
– Comunicação, Sentimento e Inteligência das Plantas com animais e humanos
– Energia/Vibrações das Plantas
Um jardim terapêutico possui o canto dos pássaros, o barulho da água, o aroma das flores, a contemplação da paisagem, despertando assim, a visão, a audição e o olfato. A combinação dos vários elementos no jardim aguça os sentidos e cria o que se chama de distração positiva, um dos primeiros passos em busca da plena recuperação de doentes dos mais diversos tipos.
O efeito que causa uma área verde vai além da percepção do belo, proporciona bem estar emocional através dos elementos físicos, mentais e espirituais.
“O medo do acaso e a obsessão de querermos dominar tudo, inclusive o tempo, ajudam a construir muros e jardins minimalistas estáticos.”
Toni Backes, 2013
Falando sobre o poder de cura dos jardins, em nosso Encontro de 2015, o mestre David Crow partilhou um pouco de seu rico e valioso conhecimento sobre este tema. Ele ressalta que esse poder de cura é extremamente importante para TODOS. E, não é só para jardineiros e para pessoas ligadas ao paisagismo.
Assista o trecho exclusivo da palestra em vídeo de David, no qual ele fala sobre a importância de ter e cultivar um jardim com poder curativo:
Além de serem fonte de beleza (que é uma necessidade pro nosso espírito e para nossa cura), os jardins são um local para ficar em silêncio, para contemplar e rejuvenescer espiritualmente, longe dos grandes centros e seu ritmo frenético.
Porém, David ressalta que a coisa mais relevante que pode ser dita sobre cultivar um jardim com poder curativo, é sobre alimentos orgânicos, de alta qualidade produzidos localmente. A medicina também precisa acompanhar isso: ela precisa ser de alta qualidade, uma medicina natural. Esses dois pontos vão de encontro ao resgate das antigas tradições de alimentação e medicina.
“Então, quando estamos conectados com as plantas e quando começamos a aprender sobre como pensar em relação nossa unidade biológica e nossas interconexões, estas são oportunidades para nosso desenvolvimento espiritual.
O mundo é um jardim e cabe a nós aprendermos como cultivar esse jardim e cuidar dele, se quisermos ter futuro na Terra.”
David Crow
Para ilustrar os conhecimentos transmitidos por David nessa palestra em vídeo e em seu livro “Em busca do Buda da Medicina” criamos este pôster exclusivo! Clique na imagem para fazer o download e imprimir =)
Para ver tudo o que aconteceu e ainda assistir todas as palestras na íntegra do 5º Encontro Paisagismo Regenerativo – Jardins como cura da paisagem e das pessoas, acesse a página abaixo.
É um investimento único, cheio de bônus exclusivos!
Curso de Telhados Vivos em Brasília
Quando: 20 e 21 de maio de 2016
Onde: Escola de Paisagismo de Brasília
Brasília – DF
Mais informações: www.escolapaisagismobrasilia.