Lutzenberger e a Paisagem
Sobre o livro
O livro apresenta a obra paisagística de Lutzenberger através de uma visão holística, mostrando as relações desta obra com Gaia e seus elementos naturais.
Não pretende apenas mostrar as paisagens trabalhadas por Lutzenberger, mas principalmente dissecar os elementos envolvidos e suas relações com o todo: a beleza geológica, os diferentes ecossistemas, a riqueza da flora e fauna interagindo, a integração com os processos humanos.
Dê uma olhada em alguns trechos do livro!
(Clique nas imagens abaixo para abrir a página do livro.)
Quando falo na obra paisagística, não me refiro apenas aos jardins, parques e praças que ele executou, mas também ao seu pensamento paisagístico. Dessa maneira, reuni seus textos que tivessem uma forte ligação com o tema paisagem, começando por “A Febre de Gaia”, em que Lutzenberger sintetiza seu pensamento sobre a origem da vida e do cosmos, relaciona os componentes envolvidos e termina fazendo um apelo para a preservação da bioesfera. Na sequência, vêm os textos sobre paisagens naturais e antrópicas que ele reverencia e por cuja preservação ele lutava, como a paisagem dos morros e arredores de Porto Alegre, de Torres e o litoral norte ou de Caçapava do Sul e da Serra do Sudeste.
As páginas seguintes mostram uma parcela de seu trabalho como paisagista, iniciando pelo Rincão Gaia e passando pelos seus trabalhos mais marcantes. Por fim o livro apresenta alguns textos com temas mais específicos, como “Folha seca não é lixo” e “Vale a pena ter um jardim?” e termina com um último apelo: “Reverência pela vida” em que ele clama por uma mudança na postura ética da humanidade, a fim de que salvemos o que restou. Assim, além de mostrar uma parcela da obra de Lutz, este livro apresenta uma porção da escala de tempo e espaço da vida no planeta: desde a sopa primordial de sua origem, a evolução orgânica da paisagem, a intervenção humana e suas consequências.
– Paulo Backes
O que você verá neste livro
CAPÍTULO 1
A GRANDE PAISAGEM: O COSMOS E GAIA
CAPÍTULO 2
GAIA E A PAISAGEM NATURAL
CAPÍTULO 3
A OBRA PAISAGÍSTICA
CAPÍTULO 4
O PENSAMENTO PAISAGÍSTICO
Investimento
Dados técnicos do livro
Número de páginas: 216
Editora: Paisagem do Sul
Autor: BACKES, Paulo, 2005
Dimensões (cm): 29 x 21 x 2
Peso: 1,2kg
Idioma: português e inglês
Lutzenberger e a Paisagem
por Paulo Backes
O livro apresenta a obra paisagística de Lutzenberger através de uma visão holística, mostrando as relações desta obra com Gaia e seus elementos naturais. Não pretende apenas mostrar as paisagens trabalhadas por Lutzenberger, mas principalmente dissecar os elementos envolvidos e suas relações com o todo: a beleza geológica, os diferentes ecossistemas, a riqueza da flora e fauna interagindo, a integração com os processos humanos.
R$ 60,00 + frete
Consulte preços especiais para escolas, universidades e grupos.