Simbologia do Hexágono, o Paisagismo Regenerativo e a Cura
por Toni Backes
Este é um relato ilustrado da minha caminhada para conceber os conceitos e símbolos dos encontros de paisagismo. Sempre penso em procurar um sentido mais profundo na nossa profissão do que simplesmente fazer um belo jardim. De tanto lidar com a paisagem, na maioria das vezes degradada e doente, percebi que as plantas são os principais elementos de recuperação e também são a chave de cura das pessoas. Entendo REGENERAR como CURAR, por isso este termo vem tão forte. É fácil concluir que, ao viver em uma paisagem bonita e saudável, mais saudáveis ficarão as pessoas.
SIMBOLOGIA DO EVENTO DESDE 2012: INSPIRAÇÕES PARA O SÍMBOLO DO PAISAGISMO REGENERATIVO
Sou fascinado pelas formas dos cristais congelados da água, apresentados de forma magnífica pelo Masaru Emoto e, normalmente, procuro padrões para assentamentos humanos organizados nestas formas mais integradas com a paisagem natural. Fugindo especialmente dos padrões retilíneos ortogonais que imperam em nossa civilização e são tão distantes dos formatos encontrados na natureza, sejam em nossas células ou na nossa paisagem.
Assim, além de estudar ecovilas (assentamentos humanos de forma mais ecológica/sustentável) no padrão hexagonal destes cristais, procurei um símbolo para os encontros de paisagismo que reunisse esse aspecto e mais estes outros, que vem a seguir. O cristal de água possui formato hexagonal e acredito que, não é por acaso, também é o símbolo-base da química orgânica pelo anel de benzeno, molécula altamente estável, mas em constante movimento que incorpora átomos de carbono em união aos de oxigênio e hidrogênio. A água é uma substância muito maleável. Sua forma física facilmente se adapta a qualquer ambiente onde esteja presente. Mas sua aparência física não é a única coisa que muda: sua forma molecular também muda. A energia ou vibração (padrão de frequência) do ambiente mudarão a forma molecular da água. Nesse sentido, a água não apenas tem a habilidade de visualmente refletir o ambiente, mas também molecularmente o reflete. A neve cai sobre a Terra por milhões de anos. Cada floco de neve, como nos foi informado, tem uma forma e estrutura singulares.
Ouroboros – Anel de Benzeno, cobra que come o próprio rabo
A ligação entre a cobra e a molécula orgânica foi feito pelo químico alemão August Kekulé (1829-1896). Durante uma noite do ano de 1865, apos uma década pesquisando as ligações de moléculas de carbono, adormeceu defronte a lareira sonhando com uma cobra que mordia o próprio rabo, a Ouroboros. A visão serviu de base para o entendimento sobre a estrutura molecular do hidrocarboneto benzeno. O sonho e a visão serviriam de base não só para o entendimento de como os átomos do anel benzênico se ligavam entre si, mas também para o princípio básico da química orgânica e do entendimento das estruturas em anéis, treliças e cadeias formadas pelo carbono. A molécula de benzeno está presente também na origem de várias substâncias que compõem os óleos essenciais. Quando todas estas histórias começaram se ligar, surgiu a ideia da criação de uma hexágono que refletisse estas estruturas relacionadas ao paisagismo. E, assim, o símbolo do evento foi elaborado pela nossa arquiteta Gabriela Pizzetti.
INSPIRAÇÕES DE 2015 Para 2015, elegi o tema CURA no PAISAGISMO, que também é subtítulo de meu livro ‘jardins como cura da paisagem e das pessoas (BACKES, 2012). Neste ano, pesquisamos ainda mais a simbologia do FORMATO HEXAGONAL, que segundo nosso amigo e parceiro geobiólogo Allan Lopes, simboliza cooperação, união, compartilhamento, encaixe de espaços, pensamentos, ação coletiva, ciclos, ordem. Assim, pesquisamos alguns formatos como:
ESPIRAL + HEXÁGONO por Nassim Haramein
ORIGEM DA VIDA_diagrama do desenvolvimento da célula recém fecundada
FLOR DA VIDA _um símbolo ancestral em muitas culturas
FLORES NATURAIS e ESTRUTURAS SIMILARES
Procurando a flor símbolo do evento em forma hexagonal, com ajuda de Rita Prerniska, elegeu-se a flor de Crinum (Crinum asiaticum) que possui pétalas em formato de hélice. Como as seis pás semi-espiraladas de um avião turbo hélice moderno, como o ATR 72.
AGROGLIFOS HEXAGONAIS ESPIRALADOS
Após a escolha do símbolo, surge a conceituação de Cura através dos SEIS SENTIDOS: tato, olfato, audição, visão, paladar e intuição. Nesta caminhada, descobri que todos esses elementos estão representados no famoso símbolo de Cura egípcio, o ‘Wedjat’ ou Olho de Hórus.
WEDJAT_olho direito de Hórus e os seis sentidos representados
Assim, começamos algumas brincadeiras, tentando fazer fluir o formato de nosso primeiro símbolo de 2012, como no estudo abaixo.
E, para juntar tudo isso de forma harmoniosa e bela, Gabriela e a designer gráfica Aline Fassbinder criaram e estão criando diversos estudos para o material de divulgação do evento.
FAVOS HEXAGONAIS
FONTES CONSULTADAS BACKES, T., 1997. Curso Jardinagem e Jardinística. Nova Petrópolis, RS – Não publicado. BACKES, T., 2012. Paisagismo Para Celebrar a Vida. Ed Paisagens do Sul. Porto Alegre, RS. 168 p. BIRD & TOMPKINS, A Vida Secreta das Plantas CROW, D. 2006. Em busca do Buda da Medicina. Ed Pensamento. 280p. EMOTO, M. 2004. Mensagens da Água. Ed Isis, São Paulo, 189p. EMOTO, M. 2006. A Vida Secreta da Água. Ed Cultrix HIMMEL, M. As Árvores Curam. Ed Madras CAMPOS, J.M. 1998. Contactos com el Mundo de la Cura. Buenos Aires. Errepar, 240p. PIRES, A.L. & SAEZ, J. 2006. Geobiologia, a arte do bem sentir – Ed. TRIOM MOLLISON, B. & SLAY, R. M. 1991. Introdução a Permacultura. Brasília, 204p. WEBSTER, R. 1986. Feng shui no Jardim. Ed Pensamento. 280p WOLVERTON, B.C. 1997. How to grow Fresh Air (NASA). Penguin Books